quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Eye in The Sky (Gun Chung - 2007 - Hong Kong)

Este é um Thriller com mais méritos pelo que não tem do que pelo que está na tela. Não há nada de novo ou fantástico, mas também não sobra nada. O filme começa e termina onde deve, não tenta empurrar nenhuma história de amor improvável entre a "Porquinha", uma policial recém-recrutada para a equipe de observação da polícia de Hong Kong, e o seu tutor "Cachorrão" ou até mesmo com o metódico e controlado golpista Shan.


"Eye in the Sky" é o primeiro filme dirigido por Nai-Hoi Yau, roteirista dos melhores filmes do diretor Johnny To, inclusive de "Election", indicado a Palma de Ouro de 2005. De início, Nai-Hoi já nos joga no meio de uma situação de suspense num ônibus no centro de Hong-Kong. "Porquinha" está seguindo "Cachorrão" como uma última etapa do seu treino e, por coincidencia, Shan está no mesmo ônibus rumo à mais um golpe. Aliás, coincidência é o tema central do filme. Pela natureza do trabalho dos observadores da polícia de Hong-Kong a ação é quase voyeurística, se mesclando ao cenário e esperando algo acontecer. Os protagonistas dos filmes não disparam um único tiro e o único confronto cara a cara entre "Porquinha" e "Shan" é verbal, cheio de tensão física que nunca explode. Talvez o clima de tensão do início ao fim do filme seja também uma das fraquezas da obra que nunca o tira da situação de tensão, alterando só a sua intensidade.

No fim, é uma surpresa ver um filme policial de Hong-Kong sem as pirotecnias estilizadas que desde que John Woo soltou "Alvo Duplo" nos projetores orientais se tornaram uma regra do genêro por aquelas terras. Não é um filme genial, mas as personagens carismáticas e a trama bem amarrada garantem ótimos momentos.

Nenhum comentário: